A Menopausa

b35321c9c5c2a4b8db6108dbb15f193f

Fonte: Pinterest

Olá a todas!

Hoje vou falar da menopausa, não vou falar de afrontamentos, de insónias, ansiedade, de alterações de humor, vou referir como este acontecimento, modifica a forma de encararmos a nossa vida, a imagem de nós próprias.

Embora se saiba que ela vai surgir, a menopausa é sempre uma surpresa, atinge-nos na força da idade, quando nos encontramos cheias de vida e energia, ela emerge a informar que o nosso tempo mudou.

Provocando sobretudo a percepção da finitude do tempo.

Tem o cuidado de informar cada célula do nosso corpo e aí algo morre em nós, pois entramos na época do “nunca mais”, nunca mais geramos filhos, nunca mais o nosso corpo será o mesmo, nunca mais seremos a rapariguinha que se punha em bicos de pé para se olhar ao espelho.

Daí a necessidade de um período de espera, de adaptação, para fazer o luto, para aceitar a ideia do “nunca mais”.

Se para algumas mulheres a menopausa é um fenómeno natural e basta apenas deixar fluir, para outras, causa considerações na sua própria história, na sua imagem, na afectividade, nas relações familiares e profissionais.

Porém a menopausa, longe de ser uma doença é antes de mais um período de análise, de reflexão, é um degrau na nossa existência e na nossa feminilidade.

Porque a nossa expectativa de vida é longa, temos que atribuir um novo significado ao tempo, e utilizar este tempo para nós próprias, temos que nos virar para esta qualquer coisa em nós, que não envelhece, a nossa identidade, a pessoa  que sempre fomos, e reencontrar, recriar, reinventar essa tal rapariguinha que se olhava ao espelho, mas agora sem necessidade de se pôr em bicos de pés, porque simplesmente está… mais crescida.

_________________________________________________________________________________________________

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: