A importância do pequeno almoço

IMG_1804[1]

A vida em tons suaves

Olá!

Começar  o dia  sempre com um bom pequeno-almoço é fundamental para a sua saúde e para o rendimento escolar dos seus filhos.
O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia, pois garante ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia.

O pequeno-almoço contribui para uma distribuição alimentar e energética mais saudável e equilibrada ao longo do dia.

De forma a proporcionar mais um momento de convivência familiar, esta refeição deveria ser realizada em família.

O pequeno-almoço deve ser completo, variado e equilibrado.

Deverá incluir alimentos do grupo dos cereais e derivados, do grupo dos lacticínios e do grupo da fruta. As fontes de cereais como o pão, as bolachas, as tostas ou os cereais de pequeno-almoço devem ser, de preferência de cor escura, por serem mais ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Os lacticínios são ricos em proteínas de alto valor biológico, pelo que devem fazer parte desta refeição, assim como a fruta que concede vitaminas, minerais e fibras importantes ao nosso organismo.

Apesar da agitação do dia-a-dia, não saia de casa sem tomar o pequeno-almoço, mas particularmente as crianças e adolescentes por se encontrarem numa fase de crescimento e desenvolvimento, não devem esquecer esta refeição.

As crianças que ingerem habitualmente o pequeno-almoço apresentam benefícios adicionais ao nível da atenção, concentração, memória e desempenho escolar.

Sugestões de pequeno-almoço

  • Leite, pão de centeio com queijo fresco ou meio gordo e fruta.
  • Leite, cereais de milho e fruta
  • Batido de iogurte e fruta fresca com cereais de aveia

As merendas são essenciais quando, entre as refeições, o intervalo for superior a três horas e meia. Permite manter a concentração activa e uma boa condição física.

Sugestões de merendas

  • Iogurte
  • Peça de fruta
  • Pacotinho de leite, pão de mistura com fiambre ou queijo e alface.

Como é o seu pequeno-almoço?

Maria José

IMG_1801[1]

A vida em tons suaves

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Comments

  1. Ivone Almeida says:

    Boa noite Dra Maria José
    Realmente o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Essa foi a prática que transmiti aos meus filhos; já passaram tantos anos e eles não saem de casa sem tomar o pequeno almoço. Eu, como sempre, ando sempre a correr e nunca tenho tempo para mim, logo não tomo o pequeno almoço em casa. Devia tomá-lo pois necessitamos de algo energético para começar o dia. Só por volta das 10h30m , no intervalo das aulas, é que tomo uma chávena de café com leite e uma sandwich de queijo ou fiambre. É um ritual que faço há imensos anos. Mas nem nesses momento estou descansada, como coordenadora do Departamento sou questionada sobre os mais diversos assuntos para os quais tenho que dar resposta e lá vou eu bebendo e mastigando e falando ao mesmo tempo. Não se deve falar com a boca cheia, mas é assim mesmo, não há que perder tempo. No entanto estou sempre a alertar os meus alunos para a necessidade dum bom pequeno almoço. O lema é este “Façam o que eu digo, não o que eu faço”. Obrigada por lembrares um assunto tão importante. Beijinhos

    Gostar

  2. Manuela Sousa says:

    É verdade o pequeno almoço é a refeição mais importante, mas é a pior refeição para mim, pois logo de manhã não consigo comer, vou ter que me educar e seguir os Seus conselhos!Obrigada!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: