Como limpar os tapetes

Olá!

  

Pinterest

Hoje vou falar de tapetes e de alguns truques simples para mantê-los limpos.

Ter tapetes em casa além de ser decorativo, transmite uma sensação de conforto e aconchego.

Têm apenas um senão, acumulam facilmente sujidades e poeiras.

Para evitar esse acumular de poeira e sujidade que é prejudicial à nossa saúde, convém diariamente fazer uma limpeza superficial  com o aspirador.

Periodicamente, pelo menos duas vezes no ano em Setembro e Abril, deve ser feita uma limpeza mais profunda,  colocando os tapetes ao ar livre durante um dia inteiro, evitando expô-los diretamente ao sol.

Como lavar e limpar os tapetes:

  • Antes de lavar ou limpar os tapetes deverá ler bem a etiqueta para garantir os cuidados e a forma de limpeza mais adequada.
  • Tapetes de algodão, ou fibras sintéticas – devem ser lavados, em dias quentes, com água morna e sabão azul e branco. Deve utilizar uma escova de cerdas macia e limpa no sentido das fibras. Deve ser enxaguado com bastante água, retirando todo o sabão. O excesso de água deve ser todo retirado.
  • Tapetes orientais, persas, Kilims, arraiolos – Estes tapetes são valiosos porque são feitos à mão, o cuidado deverá ser redobrado, pois são mais delicados. Podem ser aspirados duas vezes por semana, não se deve usar acessórios de bater, nem se deve sacudir o tapete contra algo para eliminar a poeira, pois pode ser lesivo para o pelo.
  • Pode limpar o seu tapete esfregando-o com um pano molhado em água misturada com borato de sódio. No final deve ser removido com água limpa sem encharcar o tapete.
  • Para uma limpeza rápida do seu tapete, pode utilizar o bicarbonato de sódio. Espalhe por  todo o tapete o bicarbonato, deixe atuar durante meia hora e em seguida aspire. Para obter um cheiro agradável pode salpicar o tapete com umas gotas de óleo essencial de alfazema diluído.
  • Para limpar e avivar as cores do seu tapete, pode usar ainda um pano húmido, molhado com  vinagre. De seguida passe com outro pano molhado em água morna para retirar o excesso de vinagre. Deixe secar ao ar livre, se possível.

Alguns conselhos úteis:

  • Periodicamente deve mudar os tapetes de posição para que o desgaste e a sujidade seja uniformes e idênticos.
  • Quando guardar ou arrumar os tapetes, nunca os dobre, devem ser sempre enrolados, apenas os tapetes persas podem ser dobrados.
  • No fim do inverno se pretender guardar os tapetes, deverá aspirar dos dois lados muito bem, cobri-los com folhas de jornal (ajuda a proteger da humidade), enrolá-los muito bem e por fim prender.
  • Para fazer desaparecer marcas de móveis pesados nos tapetes, coloque um pano húmido sobre a marca e passe com o ferro de engomar bem quente a vapor, ou pode usar outro truque, espalhando cubos de gelo na zona das marcas.
  • Para acabar com as pontas levantadas do seu tapete, faça o seguinte truque, coloque um pano húmido sobre as pontas, pouse um objecto bem pesado em cima e deixe ficar de um dia para o outro.
  • Para retirar nódoas dos seu tapete, se for liquida, deve ser absorvida de imediato com um papel absorvente, ou mesmo um pano limpo, se a mancha for sólida, raspe primeiro e só depois limpe com água morna, tirando sempre o excesso de água, nunca molhando demasiado para prevenir que o pelo e a base se deformem.

Tem algum truque para limpar os tapetes que queira partilhar connosco?

Boa limpeza!

Maria José

  

Pinterest

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: