Depressão de outono existe?

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Com a chegada do Outono, em que os dias são mais pequenos e com menos luz há uma maior probabilidade para o aparecimento de sintomatologia depressiva.

Esta  sintomatologia ocorre devido à menor incidência de luz no inverno, bem como pela mudança de hábitos, com a tendência a ficar mais tempo em casa ou em lugares fechados e convivendo menos.

Do ponto de vista psicológico a falta de luz e os dias mais curtos remetem para uma postura mais interiorizada, onde a energia é redirecionada para o mundo interno favorecendo a reflexão.

Sendo  a reflexão benéfica para algumas pessoas através da qual pode levar a um maior autoconhecimento (clique aqui) ou para o estabelecimento de novas metas e novos projectos com uma postura positiva e uma atitude resolutiva, para outras pessoas esta reflexão, poderá levar a sentimentos de frustração, tristeza, ansiedade, preocupação, diminuição de energia.

Como definir a depressão?

A doença depressiva define-se por  um aumento excessivo das sensações diárias que acompanham a tristeza. Trata-se de uma perturbação do humor, de gravidade e duração variáveis, que é frequentemente recorrente e acompanhada por uma diversidade de sintomas físicos e mentais, que abrangem o pensamento, os impulsos e a capacidade crítica.

A doença depressiva é reconhecida habitualmente pela própria pessoa ou pelos seus familiares e amigos próximos, quando os sintomas se agravam ou persistem durante muito tempo.

Sintomas:

  • humor triste persistente;
  • perturbação do sono;
  • perda do interesse ou do prazer pelas actividades habituais;
  • diminuição da energia e fadiga;
  • perda do apetite ou do peso
  • diminuição da eficiência
  • auto-recriminação e culpa;
  • incapacidade para se concentrar e tomar decisões;
  • postura e gestos característicos;
  • diminuição do desejo e da função sexuais.

Para além destes sintomas estão também frequentemente presentes, outros sintomas como a ansiedade, irritabilidade, agitação e lentidão.

Se tiver alguns destes sintomas, se eles se tornarem persistentes e aumentarem de intensidade, consulte um médico, mas pode seguir também as sugestões indicadas abaixo.

Se for uma alteração de humor associada à mudança de estação, o que pode fazer para sentir mais alivio e ultrapassar este período:

  • Faça uma alimentação equilibrada. A fruta e os vegetais frescos são especialmente recomendados.
  • Durma bem, mas se não conseguir dormir tão bem quanto desejaria, não se preocupe demasiado.
  • Saia de casa, beneficie da luz do sol, faça um pouco de exercício físico nem que seja uma caminhada longa;
  • Faça um relaxamento adequado;
  • Mantenha o convívio social;
  • Evite o álcool. Limite a sua ingestão de chá e café, por serem demasiado estimulantes.

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

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