Preocupe-se com a sua saúde

cancro_mama Olá!

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Outubro é o mês internacional de Prevenção do Cancro da Mama, durante o mês foram organizadas várias ações, com o objectivo de reforçar a necessidade e importância da prevenção para um diagnóstico precoce do cancro da mama.
Estas ações estão incluídas numa campanha internacional denominada “Outubro Rosa” e é simbolizada por um laço ou fita rosa, que com certeza já ouviu falar.
Através destas ações são divulgadas informações gerais sobre o cancro da mama, estimulando a atitude de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de averiguação adequada das alterações suspeitas, advertindo ainda, sobre a importância do rastreio e os benefícios e riscos da mamografia de rotina.
O cancro da mama  assusta. Para uma mulher é angustiante descobrir que tem um nódulo da mama, fica assustada e preocupada.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal anualmente são detectados cerca de 6000 novos casos de cancro da mama.

É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, mas também porque atinge um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
Todas as mulheres acima dos quarenta anos deveriam efectuar exames à mama com uma periodicidade anual.
Estes exames são a Mamografia acompanhada geralmente de Ecografia mamária.
Através da realização destes exames são avaliadas lesões mamárias ainda não palpáveis, de menores dimensões, correspondente a um melhor prognóstico.
Para além destes exames, é importante que se habitue a observar as mamas periodicamente, através do auto-exame. A observação da mama é uma prática essencial e tem como objectivo conhecer as características da mama e detectar o mais precocemente possível qualquer modificação.

Como fazer o auto-exame da mama

image003

Pense em si, preocupe-se com a sua saúde.

O mês de Outubro está a chegar ao fim… Já fez a mamografia este ano?

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: