Reduzir o stress

Olá!3107039dc481e445545c1e4b3a7e00f7

Falar de stress na vida quotidiana já é um lugar-comum, geralmente está associado às mudanças constantes e ao ritmo acelerado que predomina na nossa sociedade.

Esse ritmo, exige modificações profundas nos nossos comportamentos, estilos de vida, atitudes e valores, levando-nos frequentemente a sentimentos de instabilidade no nosso dia a dia e de incerteza quanto ao futuro. O stress assume-se como a doença do século XXI.

Atribui-se ao stress uma conotação negativa e de uma forma pouco definida a razão de ser do nosso mal estar psicológico ou físico. De facto, o stress excessivo afecta negativamente o bem-estar físico e psicológico de todos nós, levando a sentimentos de insatisfação de vida.

No entanto, o stress é uma experiência vital, faz parte da nossa condição humana e pode até ser positivo enquanto factor de adaptação.

Todos nós estamos envolvidos num elevado número de actividades, as quais respondemos com destreza, isso deve-se ao facto de ao longo da nossa vida termos a oportunidade de aprender um número variado de respostas, apropriadas às mais diversas situações. Essas respostas por terem sido muito praticadas constituem rotinas, que permitem lidarmos com a vida sem grandes dificuldades.

Por vezes surgem acontecimentos que saem da rotina e que exigem uma nova adaptação e novas respostas, quando são semelhantes a ocorrências antigas que já superamos com êxito, o caso não passa de um pequeno sobressalto adaptativo e ocasional, neste caso aplicamos estratégias idênticas às aplicadas  anteriormente, que deram resultado e o problema fica resolvido.

Contudo, uma situação nova nem sempre é fácil de resolver e podemos, eventualmente, não saber como resolvê-la, sentimo-nos sem capacidade para ultrapassar as dificuldades e sem recursos pessoais ou sociais a que possamos recorrer para resolver o problema. Então surge o stress.

O stress surge quando é desenvolvida a percepção de não termos controlo sobre os acontecimentos com que nos defrontamos, que consideramos  importantes e para os  quais as exigências inerentes ultrapassam as aptidões e recursos pessoais e sociais. Com o tempo estes factores de stress podem levar a uma maior vulnerabilidade  à depressão.

É importante resolver as situações de stress, para isso é importante modificar o estilo de vida  e implementar hábitos que levem a aumentar a resistência ao stress.

Regras para reduzir o stress:

  • Estabeleça as suas prioridades, ordenando aquilo que realmente conta na sua vida;
  • Pense antecipadamente nas formas de contornar as dificuldades;
  • Partilhe as preocupações com a sua família ou amigos, sempre que possível;
  • Procure informação, ajuda e aconselhamento a tempo, ainda que tenha que fazer um esforço;
  • Tente desenvolver um círculo de amizades;
  • Pratique um hobbie;
  • Faça exercício físico com regularidade;
  • Alimente-se bem e de forma saudável;
  • Procure ter um estilo de vida regular;
  • Procure ocasiões para acções, atitudes e pensamentos positivos;
  • Não seja excessivamente exigente consigo próprio;
  • Não acumule, nem fique sentado a reconsiderar, pense de forma realista sobre  os problemas e decida-se por uma acção adequada;
  • Distraia-se de forma agradável;
  • Tente encontrar o equilíbrio entre as exigências, as aptidões e os recursos que  possui;
  • Olhe para os acontecimentos com um certo sentido de humor;
  • Esforçe-se em encontrar facetas positivas nas circunstancias que aparentemente são só negativas;
  • Não seja resistente em procurar ajuda médica se estiver preocupado com a sua saúde;
  • Lembre-se que existem sempre pessoas desejosas e capazes de ajudar, seja qual for o problema, não seja relutante a beneficiar da sua experiência.

Mas tome nota, a mais importante prioridade para tentar resolver o stress consiste em fazer exercício suficiente, alimentar-se correctamente e dormir o suficiente.

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: