Verão de São Martinho

IMG_2308[1]

A vida em tons suaves

Olá!
Conhece o significado real  do Dia de São Martinho?
Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que, “num dia tempestuoso ia São Martinho, valente soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante… São Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Verão inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso.” É o chamado Verão de São Martinho!”

Esta lenda, tal como todas as lendas são narrativas contadas pela tradição oral através dos tempos para transmitir algum ensinamento.  Esta lenda remete para uma pequenina reflexão pessoal que é importante que a façamos amiúde.

Ou seja, temos de viver atentamente e olhar ao nosso redor conscientes do que andamos a fazer e do efeito que estamos a ter sobre as pessoas à nossa volta. Não temos de passar a ser santos, mas talvez queiramos começar a fazer algumas alterações para melhorar as coisas. Se todos nós déssemos um pequeno contributo, faríamos uma enorme diferença e parece que, sempre que fazemos o bem, geralmente recebemos o bem como recompensa.

Pode reflectir um pouco, mas não se esqueça das castanhas e da água pé!

Neste dia de São Martinho um pouco por todo o lado assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água pé, passe um bom dia de São Martinho, porque aqui na minha casa também é dia de festa, é dia de aniversário do meu marido!

IMG_2314[1]

A vida em tons suaves

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Comments

  1. Ivone Almeida says:

    Olá Maria José
    O Dia de São Martinho nunca poderá ser esquecido e ainda mais pois há um amigo que faz anos nesse dia. É um dia especial para se comemorar um aniversário!!! Nesse dia também dois alunos festejaram o aniversário. Houve castanhas e jeropiga. Eu nem cheirei com medo da alergia!
    É verdade, as tuas palavras maravilhosas devem chegar ao coração das pessoas. Muitas vezes esquecemo-nos que há há alguém bem perto de nós que necessita de ajuda, que sofre, precisa de algo que a torne mais feliz, nem que seja compreensão e carinho.
    A partilha é algo que devemos aprender assim que nascemos. O mundo será melhor e todos mais felizes. Roupas e alimentos são necessários a muitas gentes. A época de Amor aproxima-se e com um gesto amigo, sentir-nos-emos muito melhor. Façam como o Santo que partilhou a metade da capa que lhe pertencia. Obrigada Maria José por lembrares que há pessoas que precisam de nós e não somos santos mas, como tu dizes, um gesto amigo pode fazer toda a diferença.
    Boa noite para ti e obrigada mais uma vez.
    Beijinhos
    Ivone

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: