Mindfulness

 

Olá!a848a4b430f2071ca69ddc6184293a78

Actualmente  fala-se muito em  Mindfulness, sabe o que é?

A Mindfulness ou Atenção Plena tem milhares de anos e é referida por vezes como”o cerne da meditação budista», embora a sua essência, a atenção e consciência, seja universal.
A Atenção Plena é um dos maiores mimos que pode fazer a si própria.

Passamos tanto tempo a planear e a preocupar-nos com o futuro, a ruminar e lamentar o passado que, muitas vezes, nos esquecemos de apreciar o presente.
A Atenção Plena ou Mindfulness, permite-nos aprender a viver no aqui e agora, em vez de no passado ou no futuro.

Pode praticar a Atenção Plena em qualquer altura: enquanto come, caminha, cozinha, limpa, conduz, etc.
Para praticar a Atenção Plena só tem que escolher os momentos do dia em que conscientemente pára e se concentra no que se passa, nesse instante.
Como fazer:
Respire várias vezes e concentre-se. Repare no que se passa à  sua volta, utilizando todos os sentidos, aprecie o que se está a passar no momento presente.
Caminhar atentamente é uma maneira esplêndida de praticar a Atenção Plena.
Para fazer uma caminhada atenta, saia e ande lentamente, experimentando  plenamente as sensações de dar um passo de cada vez. Ande e deixe-se dominar pelos sentidos. Sinta o aroma da relva e das árvores, repare nas casas por onde passa e as pessoas que vê, oiça os sons dos pássaros a chilrear, dos cães a ladrar.
Se caminhar na cidade, esteja consciente dos sons dos carros e autocarros, do cheiro dos restaurantes por onde passa e do rosto das pessoas que vê. Tente manter-se no presente.

Quando lhe vierem outros pensamentos à mente, reconheça-os lentamente, mas solte-os a seguir, para regressar ao momento presente. Depois da caminhada, tente aplicar essa Atenção Plena durante o resto do dia.

Estudos revelam que a aplicação da Atenção Plena tem influência na saúde, no bem-estar e na felicidade das pessoas.

A Atenção Plena é uma prática, recomendada pelo Instituto Nacional da Saúde e Cuidados de Excelência do Reino Unido para combater a ansiedade e depressão.

Pratique, para ser eficaz a Atenção Plena requer empenho .

Maria José

 

0393f1e1086d5188246dc597645ea058

Imagens Via:Pinterest

 

 

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

 

Comments

  1. Ivone Almeida says:

    Boa noite Maria José
    Estou de acordo. É verdade, muitas vezes agarramo-nos ao passado e às coisas que nos entristeceram. Acabamos por nos sentir mal e entramos em depressão. Outras vezes vivemos em função do futuro e esquecemos o presente e nem apreciamos a beleza do momento. Vivemos em constante stress, sempre a acelerar. Quando decido caminhar, quando me desafiam, são uns momentos sem outras preocupações e nesses breves instantes, sim, breves, porque não tenho caminhado mais de 45m, posso prender o meu olhar nas pequenas maravilhas que existem no mundo e chego a casa com outra disposição. Devíamos poder ter momentos belos. Temos que ter momentos que nos tornem mais felizes. Vamos caminhar mais vezes. Beijinhos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: