O que fazer perante alguém que sofre

Olá!168a59a931921919d626815603374cee

Quantos de nós fica por vezes sem saber o que fazer ou que dizer, perante alguém que sofreu uma perda ou se encontra a passar por uma situação de doença.

É muito importante incentivar a pessoa a falar sobre a sua situação, a forma como a encara e a exprimir os seus sentimentos.

Deve-se no entanto deixar que seja o próprio a conduzir a conversa e falar do que desejar, deixando-o  falar livremente, respeitando sempre os seus silêncios e o seu ritmo pessoal. Por vezes, poder-se-á direccionar as questões para os seus sentimentos, medos e preocupações, o que muito frequentemente pode provocar o choro, mas consequentemente, vai aliviar a tensão.

Falar sobre os problemas e preocupações ajuda a integrá-los em vez de os negar, promovendo portanto uma adaptação e ajustamento à realidade.

Está demonstrado que o simples facto de falar sobre os sentimentos, dúvidas, receios, angústias e outros estados emocionais, reduz significativamente a ansiedade e o stress.

Por isso, quando estiver perante alguém que sofreu uma perda ou se encontra numa situação de doença, não tenha receio de falar sobre a situação, ou unicamente ouça o que a outra pessoa tem para dizer.

Uma excelente quarta-feira para si!

f0caef0437d8133ca66f3312944b1621

Imagens: Pinterest

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: