Férias Mentais

Olá!

Com o mês de Agosto prestes a terminar e o mês de Setembro a iniciar-se, já trago comigo a nostalgia dos dias de férias e de um verão sempre aguardado.

Regressamos ao ruído, ao trânsito, às responsabilidades, aos dias apressados, ao cansaço do dia-a-dia e ficamos a pensar se já não haverá um pedacinho de paraíso.

Há. É só imaginar.

  • Arranje um lugar tranquilo e confortável onde não seja incomodada;
  • Feche os olhos e respire fundo algumas vezes;
  • Imagine-se num dos seus lugares favoritos, deitada na praia, sentada numa esplanada a apreciar o mar, a flutuar numa piscina num dia de verão, ou onde a sua imaginação a transportar;
  • Crie imagens mentais de tudo o que veria, sentiria, ouviria, e saborearia nesse lugar fantástico. Sinta as vistas e os sons;
  • Imagine-se a relaxar nesse lugar especial;
  • Tente não pensar em mais nada e concentre-se apenas nessa visualização;
  • Depois de desfrutar dessa visualização durante alguns minutos, respire fundo algumas vezes e abra lentamente os olhos. Poderá descobrir que se sente mais descontraída com essas férias mentais;
  • Não fique desiludida se não conseguir visualizar na perfeição na primeira vez. Vá praticando.

A visualização é uma técnica fácil de aprender, porque a maioria de nós já a pratica, mas na maior parte das vezes de forma  negativa.

Quantas vezes ficamos a imaginar coisas se os nossos filhos não chegam a casa ou não atendem o telefone. O sistema de reacção ao stress reage à tragédia quer ela seja real ou imaginada. Só imaginar determinadas coisas temíveis provoca ansiedade, desencadeia a libertação de hormonas de stress, aumenta a tensão muscular, o ritmo cardíaco, etc. Mas felizmente, o oposto também se verifica. Se visualizarmos cenários positivos o nosso sistema de reacção ao stress apazigua-se.

Muitos  atletas visualizam as suas técnicas como forma de as aperfeiçoar. É treino mental. Visualizar um desempenho excelente pode melhorar o desempenho.

Um dia excelente para si e boas férias mentais!

Porque esse lugar está dentro de nós e  podemos sempre voltar para ir buscar a frescura, o equilíbrio e a serenidade.  É só imaginá-lo.

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Imagem: Pinterest

Maria José

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Alimentos a evitar

Olá!

Por estes dias, de volta à realidade, em  que as férias já terminaram para alguns, para outros estão quase, é tempo de regressar  às rotinas habituais.

Após uns dias de descanso, geralmente encontramos-nos mais motivados e apesar de alguns excessos cometidos e uns quilos a mais, prometemos a nós próprios muitas coisas e  programamos novas rotinas e novos hábitos e um deles, necessariamente, será  uma alimentação mais saudável.

E para  uma alimentação saudável, nunca é demais recordar, se quer perder peso, tente  evitar determinados alimentos.

  • Evite o leite e derivados gordos;
  • Evite os doces e as bebidas açucaradas;
  • Evite a manteiga, banha, nata, maionese, óleo de coco, e palma;
  • Evite enchidos (chouriço, salsicha, mortadela, presunto, paio, patês, pasta de fígado);
  • Evite as carnes gordas (porco, pato, cordeiro, vísceras e miudezas);
  • Evite o pão de forma e os bolos embalados;
  • Evite os aperitivos gordos (batata frita, fritos de milho, fritos de queijo, etc.)
  • Evite os refrigerantes (coca-cola, sumol; etc.)
  • Evite o chocolate, o cacau e todos os alimentos que os contenham);
  • Evite as pizas preparadas, os croquetes, rissóis, pasteis de bacalhau, calamares, etc.
  • Evite comer à pressa;
  • Evite comer mais de três peças de fruta por dia;
  • Evite os fritos e pratos muito condimentados;
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Imagem: A vida em tons suaves

Um dia especialmente agradável e saudável!

 

Maria José 

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Pessoas negativas

 

Olá!

No verão geralmente saímos mais de casa convivemos mais, em tempo de férias temos mais tempo para estar com as pessoas amigas e  lembrarmo-nos que é muito importante saber ouvir.

É importante ouvir os amigos, quando estes necessitam de fazer um desabafo, ou quando têm algum problema, mas não devemos esquecer que não temos de perder tempo com pessoas que apenas gostam de se lamentar  e  não estão interessadas em fazer nada para resolverem os problemas que têm.

Se estivermos sempre a ouvir os lamentos dos outros, inevitavelmente ficaremos preocupados e tristes, sobretudo se nos deixarmos envolver pelos seus problemas .

Acabaremos também  por sofrer as suas ansiedades e angústias.

Não é egoísmo da nossa parte se tentarmos proteger-nos. É importante dar algum do nosso tempo aos outros, falar e ajudar a enfrentar os problemas. Mas, também,  se torna importante verificar se esses amigos estão dispostos a fazer alguma coisa para resolverem as suas dificuldades. Se isso não se verificar, não merece a pena continuar a ouvir os seus lamentos.

Se alguém estiver sempre a usar-nos, deveremos ser assertivos e dizermos que estaremos dispostos a ouvir se essa pessoa tiver algo de positivo para dizer. Não devemos ter receio de o fazer, pois desta maneira talvez  percebam que afinal são pessoas negativas, sentindo-se forçados a tomar uma atitude que resolva os seus problemas, pois o seu “muro de lamentações” deixou de estar disponível.

Um excelente dia e pensamento positivo!

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Imagens: Pinterest

Maria José

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Motivação para Segunda-feira

Olá!

Para muitas pessoas a  segunda-feira é o dia menos apetecível da semana, sobretudo nestes dias tão quentes e com as férias arrumadas.

Pessoalmente, e de um modo geral, tento concentrar-me  nas coisas boas, naquelas que me fazem sorrir.

Se necessita de alguma motivação para a segunda-feira, não se esqueça de sorrir e…
1. Vista a sua roupa favorita;
2. Prepare um pequeno almoço que lhe dê prazer;
3. Faça planos, talvez uma ida ao cinema ou um plano a médio prazo, talvez programar um fim de semana ou feriado;
4. Faça alguma coisa boa por alguém;
5. Mime-se com uma bebida fria ou um gelado numa esplanada agradável;
6. Dê um passeio a pé e absorva a luz do dia;
7. Compre um batom novo, um ramo de flores ou qualquer coisa que a faça sentir-se especial.
8. Tome um banho de espuma com velas e música suave;
9. Assista a um filme engraçado;
1o. Leia uma história aos quadradinhos.

Imagens: We heart it

Uma segunda-feira feliz!

Maria José

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15 Ideias para manter a casa arrumada

 

Olá!

Sabia que a desarrumação pode promover a redução do ritmo das nossas actividades, distraindo-nos do que pretendemos fazer?

Muitas vezes o grande problema para manter a casa arrumada, é a falta de espaço em casas pequenas com pouca arrumação. Mas a desarrumação não é um problema apenas das casas pequenas, pode acontecer também em casas grandes com muita arrumação, em que tudo foi-se acumulando e já não existe lugar para arrumar nada e a vida virou uma desorganização completa.

Se o problema não for a falta de espaço, mas sim um problema de organização, algumas sugestões:

  • A arrumação da casa passa simplesmente por colocar os objectos nos respectivos lugares;
  • Comece por arrumar apenas um cantinho do seu mundo, mas, não se limite apenas a transferir a desordem para outro canto!
  • Divida a casa por zonas, estabeleça prioridades, ou seja aquelas que se torna mais urgente organizar;
  • Construa uma lista com tudo o que necessita de ser arrumado;
  • Faça um esquema que seja favorável em termos de organização;
  • Todos os habitantes da casa deverão cooperar;
  • É importante ter uma rotina diária para manter a casa  em ordem;
  • Uma boa organização e arrumação em casa é sinal de poupança de tempo, espaço e até económica;
  • Quando traz alguma coisa para casa, leva alguma coisa para fora de casa, ou acaba de utilizar uma coisa, volte a pôr imediatamente no  lugar, para a poder encontrar sempre que necessitar dela;
  • Exclua tudo aquilo que não necessita ou que já não usa, deite fora, doa, ofereça;
  • Se algo se estragou, tente arranjar alguém para consertar;
  • Coordene grupos de objectos e arranje caixas para arrumá-los;
  • Utilize cabides, suportes, varões, ganchos, que servem para pendurar coisas e objectos, deixando a casa mais arrumada;
  •  Se tiver um lugar certo para cada coisa e arruma-la sempre no mesmo sítio, não vai perder tempo a procura-la.
  • Lembre-se sempre do velho ditado: ” Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.”

Tenha um dia excelente e organizado!

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Imagens: Pinterest

Maria José

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Férias e Mindfulness

Olá!

Tenho estado de férias, não tenho andado por aqui… não tem sido intencional, mas os dias têm estado óptimos e é bom desprendermos-nos nas férias das nossas tarefas habituais…

Tenho andado desligada do mundo virtual, esforçando-me por esquecer o ipad, computador, o telemóvel (bem tento, mas não é possível), as redes sociais… mas não me tenho esquecido de estar presente na minha vida, envolvida no aqui e agora, ou seja, no presente. Esta prática denomina-se Atenção Plena ou Mindfulness. Isso ajuda-me  a apreciar os bons momentos e faz com que tudo aquilo que faço seja mais agradável, até as tarefas mais prosaicas do dia a dia.

  1. Tento estar  concentrada  em todas as tarefas que realizo;
  2. Evito pensar no passado ou no futuro, quando isso não acontece, tento trazer a mente para o momento presente, para aquilo que estou a fazer;
  3. Faço uma tarefa de cada vez;
  4. Foco-me naquilo que se encontra em meu redor, tomando consciência dos detalhes, aromas, cores, sons, formas, movimento,temperatura;
  5. Esta prática diária do aqui e agora, ajuda-me a desobstruir  espaço para que novas ideias criativas possam surgir.

Um dia muito agradável para si e se está de férias, boas férias!

 

Imagens: A vida em tons suaves

Maria José

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Tarte de Pescada

Olá!

Nas férias cozinhar não é muito desejável, pelo menos para mim! Procuro fazer refeições  simples e rápidas.

Quando os meus filhos eram  pequenos, não apreciavam muito pescada cozida, comecei então a fazer a dita pescada cozida em tarte,  simplesmente adoravam.

Ainda a faço, pois é muito simples e rápida e acima de tudo, eles gostam!

Tarte de Pescada

 

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  • 1 embalagem de massa folhada;
  • 1 pescada fresca ou 2 embalagens de lombos ou medalhões de pescada congelados ( 750 gr a 800 gr.);
  • 150 gr  de queijo ralado mozzarella
  • sal, pimenta, noz moscada q.b.
  • molho béchamel40 gr. de margarina, 60 gr. de farinha, 600 gr de leite, sal, pimenta e noz moscada  (gosto de adicionar ao molho, uma gema de ovo e um pouco de sumo de limão)

Preparação:

  • Coze-se a pescada, depois de cozida retira-se da água e desfaz-se com um garfo;
  • Estende-se a massa folhada e coloca-se numa tarteira;
  • Deita-se a pescada na tarteira , tempera-se com sal, pimenta, noz moscada e um pouco de queijo ralado;
  • Faz-se o molho béchamel, acrescenta-se à pescada e adiciona-se o queijo ralado ;
  • Vai ao forno, até ficar douradinha.

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Imagens: A vida em tons suaves

Bom apetite e um dia feliz!

Maria José

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Amarelo cor de verão

 

Olá!

Com estes dias de sol tão radioso, tingi de amarelo o pensamento!

O amarelo faz parte da minha paleta de afectos, é uma cor harmoniosa que me transmite bem-estar.

Houve um tempo quando adquiria algo para mim ou para a minha casa, a primazia era quase sempre cedida ao amarelo.

O amarelo simboliza o sol, o verão, transmite calor, alegria e optimismo.

É uma cor inspiradora!

Na decoração, é uma cor alegre e descontraída, sendo a cor ideal para uma casa de praia.

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Andei a deambular pelas  novas colecções (Verão 2017)… ainda estamos no Verão de 2016…mas a moda e os seus criadores têm destas coisas! O amarelo surge em todo o esplendor no verão do próximo ano!

À mesa o amarelo é simplesmente sedutor!

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Imagens: Pinterest

Uma sexta-feira  com muito sol na sua vida!

Maria José

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As minhas leituras de verão

Olá!

Os livros são para mim objectos mágicos, em todas as divisões da minha casa tenho livros, adoro uma casa que possua muitos  livros!

As livrarias e bibliotecas são  lugares, onde sempre me apetece entrar e de onde não me apetece sair, é uma sensação muito boa. Sempre fui assim!

A minha relação com os livros é profunda, todos os dias leio sempre um pouco, por  vezes tenho mais tempo e leio mais, é sempre um prazer ler, divagar na infinidade da mente humana!

Nas férias, gosto de me alhear um pouco da realidade, ingressar  na aventura da imaginação, é a altura de ler romances, ficção,  aventura…para este verão, escolhi alguns livros que já tenho há algum tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler.

São estes os livros que seleccionei para as minhas leituras de verão …” Generosidade” de Richard Powers, “Mrs. Dalloway” de Virginia Woolf , a “Arca” de Victoria Hislop e a A rapariga no comboio” de  Paula Hawkins

Imagens: A vida em tons suaves

Um excelente dia para si!

Maria José

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15 coisas que pretendo fazer nas férias

 

Olá!

Iniciei as minhas Férias de Verão !

Tenho alguns planos, as minhas listas de prioridades, mas estas ideias pretendo concretizá-las, esteja onde estiver.

  • Passear, apreciando a novidade de cada dia;
  • Praia, praia e mais praia;
  • Passar tempo com a família e amigos;
  • Esquecer os compromissos sociais e as obrigações absurdas;
  • Descontrair para desocupar a mente… como é bom olhar o mar;
  • Permitir por estes dias o eu preguiçoso que há em mim;
  • Fazer as refeições no exterior, seja no restaurante, numa esplanada ou no jardim da minha casa;
  • Dormir;
  • Caminhar e nadar simplesmente pelo prazer;
  • Ler;
  • Ouvir a musica que gosto;
  • Usar roupas leves;
  • Estar o máximo de tempo possível com os meus filhos;
  • Assistir ao pôr-do-sol;
  • Esquecer por uns dias os deveres profissionais e saborear a vida!

Desejo-lhe um dia excelente, se vai de férias, boas férias!

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Imagens: A vida em tons suaves

Maria José

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