Férias Mentais

Olá!

Com o mês de Agosto prestes a terminar e o mês de Setembro a iniciar-se, já trago comigo a nostalgia dos dias de férias e de um verão sempre aguardado.

Regressamos ao ruído, ao trânsito, às responsabilidades, aos dias apressados, ao cansaço do dia-a-dia e ficamos a pensar se já não haverá um pedacinho de paraíso.

Há. É só imaginar.

  • Arranje um lugar tranquilo e confortável onde não seja incomodada;
  • Feche os olhos e respire fundo algumas vezes;
  • Imagine-se num dos seus lugares favoritos, deitada na praia, sentada numa esplanada a apreciar o mar, a flutuar numa piscina num dia de verão, ou onde a sua imaginação a transportar;
  • Crie imagens mentais de tudo o que veria, sentiria, ouviria, e saborearia nesse lugar fantástico. Sinta as vistas e os sons;
  • Imagine-se a relaxar nesse lugar especial;
  • Tente não pensar em mais nada e concentre-se apenas nessa visualização;
  • Depois de desfrutar dessa visualização durante alguns minutos, respire fundo algumas vezes e abra lentamente os olhos. Poderá descobrir que se sente mais descontraída com essas férias mentais;
  • Não fique desiludida se não conseguir visualizar na perfeição na primeira vez. Vá praticando.

A visualização é uma técnica fácil de aprender, porque a maioria de nós já a pratica, mas na maior parte das vezes de forma  negativa.

Quantas vezes ficamos a imaginar coisas se os nossos filhos não chegam a casa ou não atendem o telefone. O sistema de reacção ao stress reage à tragédia quer ela seja real ou imaginada. Só imaginar determinadas coisas temíveis provoca ansiedade, desencadeia a libertação de hormonas de stress, aumenta a tensão muscular, o ritmo cardíaco, etc. Mas felizmente, o oposto também se verifica. Se visualizarmos cenários positivos o nosso sistema de reacção ao stress apazigua-se.

Muitos  atletas visualizam as suas técnicas como forma de as aperfeiçoar. É treino mental. Visualizar um desempenho excelente pode melhorar o desempenho.

Um dia excelente para si e boas férias mentais!

Porque esse lugar está dentro de nós e  podemos sempre voltar para ir buscar a frescura, o equilíbrio e a serenidade.  É só imaginá-lo.

061a6a9b948dd3271ed9242ab40ecb2a

Imagem: Pinterest

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: