A melancolia e ansiedade após férias

Olá!

As férias e a sensação de relaxamento que produzem deveriam durar algum tempo depois de regressarmos às  actividades profissionais, mas nem sempre acontece e após  o regresso ao trabalho poderá  surgir uma certa melancolia e um pouquinho  de ansiedade.

A melancolia, por vezes, associa-se a alguma ansiedade pelo facto de terminar uma época que é vivida com calma, onde não há horários rígidos a cumprir, prazos ou objectivos, em que  estamos juntos da família ou de amigos, possibilitando segurança, bem-estar, momentos de felicidade.

Este período, que para além do retorno à rotina do trabalho, com todo o descontentamento ou não, poderá ter relativamente a este a  incerteza, a exigência, o relacionamento com os colegas ou com o superior hierárquico. É o período de conciliação de  horários.

Conciliação com as actividades pós-laborais, com os horários escolares, extra curriculares, novas actividades, novos horários e novas rotinas.

Até que a rotina da vida familiar esteja definida é natural manifestar-se sempre alguma ansiedade. No entanto, não vamos fazer do regresso ao trabalho, uma fonte de emoções negativas.

Além de trabalharmos necessitamos também de alguma felicidade. Se tivermos algo que nos distraia, uma compensação agradável, executaremos o trabalho com mais gosto, menos ansiosamente e a sensação de cansaço fica atenuada promovendo um certo equilíbrio.

Faça uma lista de compensações de quinze minutos, isto é, de pequenos intervalos que poderá intercalar com o seu dia de trabalho, além de lhe reforçarem as energias, darão um novo impulso ao seu estado de espírito.

Nessa lista poderá incluir: falar com os colegas de coisas animadas, ir tomar um café, dar um pequeno passeio a pé, fechar os olhos e meditar, telefonar a uma pessoa amiga, ouvir um pouco de música, ler uma revista, ir beber um copo de água fresca, sair e apreciar a luz do dia, o vento na cara, comprar flores frescas, fazer umas pequenas férias mentais, recorda-se?

Pense, hoje vai ser um dia formidável!

unnamed (6)

Imagem: A vida em tons suaves

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: