Gratidão

 

Olá!

O meu tempo não tem permitido uma maior assiduidade ao blog, espero que as pessoas que me acompanham compreendam, mas não pretendo desistir e vou publicando sempre que tenho tempo para o fazer.

Hoje falo sobre gratidão! É uma emoção significativa, que pode ter uma consequência positiva na nossa saúde.

Experimente  anotar tudo aquilo porque está grata, as grandes e pequenas bênçãos diárias. Ao fazê-lo é provável que se sinta mais feliz, menos deprimida e menos ansiosa.

Eu sinto-me grata por ter  a minha família, saúde, amigos, trabalho, colegas, o blog…  mas diariamente acontecem pequeninas coisas que me fazem feliz e a que deverei sentir -me agradecida.

Uma das melhores formas de praticar a gratidão é manter um diário  ou fazer listas diárias de gratidão.

Todas as noites antes de se deitar, faça um lista de coisas desse dia pelas quais se sente grata. Ao reflectir sobre o seu dia, ficará surpreendida  com a quantidade de coisas que tem para se sentir agradecida.

Podem, também, ser coisas insignificantes, desde o café diário que toma na companhia dos seus colegas ou o pôr do sol que aprecia no caminho para casa depois do trabalho.

Praticar a gratidão ajuda a ver como a vida é preenchida, a prestar mais atenção às coisas boas que acontecem e permite relativizar aspectos  negativos da vida e as coisas menos boas que acontecem diariamente.

Quando os meus filhos eram pequenos à hora do jantar começamos o hábito de falar de “novidades e coisas boas”. Ainda hoje mantemos o hábito quando estamos juntos, cada um conta as coisas novas e boas que aconteceram durante esse dia.

É uma maneira de partilhar aquilo por que estamos gratos.

Tenha um dia feliz e não se esqueça de registar tudo o que aconteceu de bom, hoje!

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Imagem: A vida em tons suaves

Maria José

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A propósito de felicidade

Ainda sobre a felicidade, trago hoje dois pontos que convém não esquecer.

A felicidade não é duradoura. A felicidade  não deriva de fazê-la.

As pessoas adaptam-se às mudanças das circunstâncias…adaptam-se à riqueza ou a até mesmo a uma deficiência. A riqueza é como a saúde, a sua ausência promove o sofrimento, mas tê-la (ou qualquer outra circunstância pela qual desejamos) não garante a felicidade.

A felicidade, disse Benjamin Franklin,”é produzida não tanto pelos grandes golpes da sorte, que raramente ocorrem, mas sim pelas pequenas vantagens que ocorrem todos os dias”.

Por isso hoje, faça uma pausa para deliciar-se com os momentos mágicos do dia.

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Imagem: via

Uma terça-feira feliz!

Maria José

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Algumas ideias à sexta-feira

  1. Esta semana  trago uma sala de jantar  com cadeiras coloridas.

Uma decoração simples, alegre, moderna com móveis clássicos. Adorei!

 

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2. Gostei dos sapatos com pompons para a próxima estação!

 

3. Trago também, como assar legumes e frutas, uma ideia saudável e simples para acompanhamento  das nossas refeições.

4. E  nesta época do ano as flores que mais gosto de trazer para casa são tulipas!

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Este fim de semana, usufrua de alguns momentos de tranquilidade só seus. Escolha um cantinho acolhedor onde possa refugiar-se sempre que precisar de descontrair.

Uma sexta-feira feliz e um fim de semana tranquilo!

Maria José

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A relação entre duas pessoas

A propósito do dia dos namorados, em que se brinda ao amor com troca de mensagens e presentes, passeios e jantares românticos, trago uma proposta sobre relações interpessoais, é uma sugestão que se aplica a todos os relacionamentos entre duas pessoas.

      Quero que me oiças sem me julgares

Quero que me dês a tua opinião sem me aconselhares

     Quero que confies em mim sem me exigires

Quero que me ajudes sem tentares decidir por mim

     Quero que cuides de mim sem me anulares

Quero que olhes para mim sem projectares as tuas coisas em mim

      Quero que me abraces sem me asfixiares

Quero que me animes sem me empurrares

      Quero que me apoies sem te encarregares de mim

Quero que me protejas sem mentiras

     Quero que te aproximes sem me invadires

Quero que conheças as coisas que mais te desagradem em mim

      Que as aceites e não pretendas mudá-las

Quero que saibas… que hoje podes contar comigo…

Sem condições.

Jorge Bucay

                                                                                           “ Contos para pensar”

 

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Um dia feliz para si!

Maria José

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Algumas ideias à sexta-feira

1. Esta semana trago a vivacidade cromática do amarelo na decoração, onde pequenos detalhes e pequenos móveis invadem de  luz e expressão os espaços de casa.

Imagem: Via

 

2. Esta semana trago também o estilo intemporal de Inês de la Fressange,  eterno  em todas as estações da moda.

3. Trago também o seu livro “A Parisiense“, que não sendo  recente,  revela alguns dos segredos de estilo das parisienses, os mesmos segredos que  transformaram  Inês de La Fressange numa personalidade de estilo intemporal.

 

4. Este fim de semana faça  pausas para um café, um chá ou um copo de água.Promova a sua dose diária de chá ou café como motivo para fazer uma pausa.

Desfrute desse momento! Sente-se e preste atenção ao sabor e ao aroma!

Ao desfrutar desta pausa de forma consciente, significa que por momentos acalmou o corpo e as emoções.

Uma sexta-feira feliz e um excelente fim de semana com muitas pausas!
Maria  José

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Uma pequena pausa

Hoje quando puder faça uma  pausa e realize um pequeno exercício de  Mindfulness.

Para recordar pode ver   aqui e aqui.

Em casa ou no seu local de trabalho, faça uma pausa e olhe para os objectos de uso quotidiano, aos quais, há vários anos, não presta atenção.

Por exemplo, a chávena em que bebe o café, os pratos que usa todos os dias, que até podem ter um design bonito, mas deixou de reparar neles pouco tempo depois de os ter adquirido.

Preste  atenção  aos objectos  que se encontram em seu redor, a fim de recomeçar a experiência do mundo em que vive.

Ande pela casa durante algum tempo e aprecie o design dos móveis, cortinas, tapetes, chávenas, pratos, talheres e outros objectos.

Ao focar a sua atenção no momento presente, tomando consciência do que está a fazer, está a praticar Mindfulness.

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Imagem: via

Um dia feliz!

Maria José                

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Diário de auto-estima

 

A perda da auto-estima é uma consequência do “stress negativo”.

Quando estamos em stress temos tendência a diminuir os aspectos positivos e a dar mais importância aos problemas, subestimando frequentemente o nosso desempenho e desgastando  a nossa autoconfiança.

Uma técnica muito útil para ter uma avaliação mais realista das nossas capacidades e competências é manter um diário de auto-estima. É muito simples.

Arranje um caderno e diariamente escreva aspectos positivos por mais pequenos que sejam.

Seleccione três coisas, como por exemplo:

  • Dei um elogio a alguém
  • Numa situação difícil consegui não perder a paciência
  • Hoje realizei três tarefas que vinha adiando
  • Andei a pé em vez de andar de carro
  • Fiz um recado para uma vizinha idosa
  • Ajudei os meus filhos nos trabalhos de casa
  • Tirei um intervalo para o almoço em vez de comer uma sanduíche na minha secretária como é habitual

Mantenha esta rotina durante alguns dias, pode ser durante uma semana.

Na semana seguinte, comece uma nova coluna na mesma página. Além dos três pequenos acontecimentos diários, anote um acontecimento importante.

Este acontecimento importante pode ter acontecido em qualquer altura da vida e pode incluir:

  • Casei-me
  • Tive filhos
  • Entrei na universidade
  • Consegui o emprego que queria
  • Comprei a minha própria casa
  • Aprendi a conduzir
  • Aprendi a pintar
  • Aprendi a tocar um instrumento musical

Este método de fazer listas pode parecer refinado, mas é muito útil porque modifica completamente a nossa atitude.

Se tem problemas em lidar com as dificuldades actuais, esta técnica poderá ajudar a modificar a sua forma de pensar, lançando um desafio aos pensamentos automáticos, invariavelmente negativos.

Um dia feliz para si e comece hoje a escrever!

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Imagem: via

Maria José

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Algumas ideias à sexta-feira

 

  1. Esta semana trago ambientes onde o verde se diferencia.O verde, foi  a cor anunciada pela Pantone para a cor oficial de 2017. O tom inspirado na natureza começou a aparecer por toda a parte.

 

2. Trago também camisolas de riscas! Quando não se sabe o que vestir, as riscas são uma boa ideia em todas as ocasiões, todos os estilos e em todas as  estações!

 

3. Trago mais um livro que fala de felicidade, através de histórias, fábulas, lendas ou anedotas. Jorge Bucay transmite a sua mensagem para o auto conhecimento, realização, criatividade e o equilíbrio emocional, como só ele sabe contar!

Os contos servem para adormecer as crianças e para despertar os adultos

  Jorge Bucay      

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4. Trago também o filme que mais tem dado que falar La La Land: Melodia de Amor, nomeado para 7 Globos de ouro com melodias encantadoras, clique aqui para ouvir.

5. Esta semana inspire-se na cor do ano para trazer mais verdura para dentro de casa.

Imagens: via

Desejo-lhe uma sexta-feira feliz e um excelente fim de semana!

Maria José

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Sintomas da depressão

Um dos problemas da depressão é o seu surgimento tão subtil que muitas pessoas nem se apercebem. A espiral descendente da depressão e os seus efeitos nos níveis de energia, na realização do trabalho, na capacidade de comunicar com colegas, família, amigos e na qualidade de vida de um modo geral é quase devastadora.

A depressão pode ter várias causas, pode surgir devido a elevados níveis de stress  que perduram no tempo, exposição a uma crise nos acontecimentos do dia-a-dia, ou simplesmente por uma sensação de fracasso na realização dos objectivos.

O limiar entre longos períodos de infelicidade, exaustão, privação do sono, preocupações, sensação de falta de controlo é frequentemente indefinida.

Apresento-lhe uma lista de sintomas, se sentir quatro ou mais dos  sintomas seguintes durante mais de duas semanas, deverá consultar um médico, procurar psicoterapia ou optar por uma linha de acção pessoal.

  • Sente-se continuamente triste, ansiosa ou tem uma sensação de vazio?
  • Sente-se cansada ou mais lenta apesar de não ter motivo para tal ?
  • Perdeu o interesse na alimentação, no trabalho, naquilo que sentia prazer antes?
  • Costuma acordar muito cedo de manhã, durante a noite ou tem problemas para adormecer?
  • Perdeu peso (sem fazer dieta) ou aumentou de peso?
  • Tem dificuldade em pensar, concentrar-se ou tomar decisões?
  • Sente-se culpada?
  • Sente-se inútil?
  • Tem dores físicas sem causa física?
  • Pensa na morte ou suicídio?

Reconhecer que tem um problema e saber quando e onde deve procurar ajuda é a chave para controlar o problema.

Um dia feliz para si!

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Imagem:via

Maria José

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