Pais e filhos

Os pais têm habitualmente algumas ideias sobre o tipo de pessoa que gostariam que os seus filhos fossem. Em algumas famílias começam a tê-las ainda antes de as crianças nascerem.

Mas, habitualmente, a realidade sobrepõe-se ao sonho e poderá existir um conflito entre aquilo que esperavam e aquilo que obtiveram.

Quando fizeram todos os planos para os  filhos, queriam sobretudo  que eles fossem felizes e tivessem mais sorte do que a deles.

Não podemos, no entanto, esquecer  que os  filhos têm uma personalidade própria e  que tentarão encontrar um caminho próprio para a sua vida em função dessa personalidade, desde que lhes seja dada a  liberdade para o fazerem. Se tentarem pressionar os filhos num sentido que não seja concordante com a sua personalidade haverá lutas permanentes, discussões, portas a bater, etc. Também poderá parecer que tudo está calmo, até compreenderem que há  filhos que dizem que sim a tudo, mas fazem exactamente o oposto.

As intenções dos pais são boas, mas não há maneira de impedir que os filhos sofram ao crescer, só podem aprender a partir das suas próprias experiências. Deverão dar-lhes conselhos e todo o apoio que puderem, mas não podem tentar organizar as suas vidas à vossa maneira.

Mesmo que os seus filhos se assemelhem a si em certos aspectos de carácter, na aparência, etc., continuam a ser muito diferentes de si, noutros pontos de vista e por isso mesmo são imprevisíveis.

Ajude-os a descobrir e desenvolver todos os seus talentos e capacidades, quaisquer que estas sejam, ajude-os a desenvolver aquilo que têm de melhor em si próprios.

Reconheça o facto de que são indivíduos com uma personalidade própria, respeite-os como pessoas. Só poderá ajudá-los e apoiá-los se estiver aberto às suas necessidades e tiver vontade de as conhecer, mesmo que as suas opiniões sejam diferentes.

Um dia feliz para si!

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Imagem: Via

Maria José

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Algumas ideias à sexta-feira

 

A primavera traz os dias longos, amenos, o céu azul, a profusão de flores bonitas, a diversidade de fragrâncias e a exuberância de tonalidades. 

Rosa, Fúcsia, Coral são tons  associados geralmente à feminilidade, jovialidade, ao romantismo e que estão em voga nesta primavera. 

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O rosa pode ser utilizado como uma cor neutra harmonizando muito bem com o preto, branco, cinzento ou azul.

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Também na decoração para um toque de romantismo ou feminilidade, porque não o rosa?!

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Imagens: via

 

Uma sexta-feira feliz e um excelente fim de semana!

Maria José

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Reestruturação cognitiva

Sabe o que é?

reestruturação cognitiva é uma técnica que permite mudar a maneira como nos sentimos, modificando a nossa maneira de pensar. É um processo psicológico em que se substitui as convicções irracionais, que são emocionalmente prejudiciais por convicções mais precisas, emocionalmente favoráveis. Através da reestruturação cognitiva é possível substituir os padrões de raciocínio que desencadeiam ou reforçam a depressão, a ansiedade e outros estados emocionais negativos.

Todos nós temos padrões de raciocínio automáticos ou pensamentos automáticos, estes pensamentos, transportamos-los há anos, muitos deles têm inicio na infância e acompanham-nos durante a  vida adulta sem serem questionados. Estes pensamentos são tão familiares que os tomamos como referência.

Alguns pensamentos automáticos até são benéficos ” Usa sempre o cinto de segurança”, por exemplo, mas outros, são irrealistas e podem causar insatisfação, stress, ansiedade e depressão. Por exemplo, ” Sinto-me inferior, portanto, não devo ser tão boa como os outros” ou ” A minha casa devia estar sempre arrumada”…

A reestruturação cognitiva ensina-nos a parar, reflectir e avaliar as situações com exactidão.

Como fazer? É um processo em três passos:

  1. Identifique quais são os pensamentos automáticos que lhe provocam stress, recue no tempo para descobrir a origem desses pensamentos. Nessa análise preste atenção, aos pensamentos que contenham as palavras “ter de”, “dever”, “sempre” e “nunca”, porque muitas vezes estas palavras são as responsáveis pelos pensamentos distorcidos.
  2. Uma vez consciente dos pensamentos automáticos causadores de stress, conteste-os  e questione-os:  Este pensamento é realmente verdadeiro? Quais são as provas? Estou a exagerar ou a realçar um aspecto negativo da situação? Como sei que vai acontecer? E se acontecer? É realmente tão mau como parece? É vantajoso para mim manter esta avaliação? Há outra maneira de olhar para a situação?
  3. Identificado o pensamento automático como sendo irracional ou prejudicial, é tempo de o reestruturar, para o fazer examine o pensamento cuidadosamente e retire dele a verdade afastando as distorções.

Em seguida, recrie o pensamento de uma maneira que provoque menos stress.

Exemplos:

” Sinto-me inferior; portanto, não devo ser tão boa como os outros”

Reestruture e diga a si própria: ” Por vezes, toda a gente se sente inferior, por mais sucesso que tenha. Estou apenas a sofrer de um ataque de baixa auto-estima, como acontece de vez em quando a toda a gente”

ou:

“A minha casa devia estar sempre arrumada”

Reestruture e diga a si própria: ” Gosto de ter a casa arrumada, mas se não estiver, não tem grande importância. Há coisas piores no mundo do que uma casa desarrumada”.

Um dia feliz para si e não se esqueça que aquilo que pensa, muitas vezes, determina o seu estado emocional !

 

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Imagem: via

Maria José

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Algumas ideias à sexta-feira

Olá!

1.Esta semana trago estes espelhos que gosto, espelho Adnet. 

É um espelho redondo suspenso por uma correia de couro, de design simples e intemporal é uma peça versátil que se adequa a vários tipos de decoração e às diferentes divisões da casa.

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Imagens: Via

2. Inspirada nestes dias de primavera trouxe este vestido estampado floral;

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3.  Do blog Cinco quartos de laranja trouxe estes biscoitos a pensar na Páscoa, que está quase, quase a chegar;

4. Ainda a pensar na Páscoa, algumas ideias para decorar a mesa do Domingo de Páscoa, tons suaves para a louça e acessórios, o colorido alegre é dado pelas flores de tons variados;

Imagens: Via

Desejo uma sexta-feira feliz e um excelente fim de semana!

Maria José

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Descontraia-se no dia-a-dia!

 

Aprenda a  descontrair no dia-a-dia, desde o momento em que acorda até ao momento em que se vai deitar.

Ser uma pessoa produtiva não significa estar sempre a trabalhar, mas saber intercalar momentos de trabalho com momentos de descanso.

  • Espreguice-se quando acordar;
  • Não saia de casa sem tomar uma bebida, café, chá, leite, água com limão… preste atenção ao sabor  e ao aroma, aprecie esse pequeno prazer de cada dia;
  • Faça uma pausa a cada 1h30 de trabalho, para descansar, beber água, se tiver uma janela olhe  um pouco para a paisagem, ou então ande um pouco, não fique sentado;
  • Na hora do almoço, se tiver oportunidade apanhe um pouco de sol;
  • Alterne actividades. Intercale, por exemplo, o trabalho ao  computador com algo que não envolva o seu uso, converse com alguém, escreva em papel, organize a secretária, etc;
  • Medite ao longo do dia. Não precisa parar 20 minutos para meditar, feche os olhos por dois ou três minutos e preste atenção à sua respiração;
  • Ao chegar a casa, troque de roupa e faça uma transição para o “ambiente casa”.
  •  Antes de iniciar as tarefas de casa, sente-se um pouco e descontraia-se, leia uma revista, beba  uma chávena de chá quente, ouça uma música clássica, Mozart por exemplo;
  • Converse com algum amigo ou parente pelo telefone;
  • Reveja as tarefas que tem para fazer nos próximos dias;
  • Desligue-se do mundo on-line,  pelo menos uma hora antes de ir para a cama;
  • Se gosta de ler antes de dormir, leia um livro agradável que deixe a sua mente tranquila;
  • Agradeça por algo que tenha acontecido durante o dia.

Tenha um dia excelente!

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Imagem: via

 

Maria José

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