Reestruturação cognitiva

Sabe o que é?

reestruturação cognitiva é uma técnica que permite mudar a maneira como nos sentimos, modificando a nossa maneira de pensar. É um processo psicológico em que se substitui as convicções irracionais, que são emocionalmente prejudiciais por convicções mais precisas, emocionalmente favoráveis. Através da reestruturação cognitiva é possível substituir os padrões de raciocínio que desencadeiam ou reforçam a depressão, a ansiedade e outros estados emocionais negativos.

Todos nós temos padrões de raciocínio automáticos ou pensamentos automáticos, estes pensamentos, transportamos-los há anos, muitos deles têm inicio na infância e acompanham-nos durante a  vida adulta sem serem questionados. Estes pensamentos são tão familiares que os tomamos como referência.

Alguns pensamentos automáticos até são benéficos ” Usa sempre o cinto de segurança”, por exemplo, mas outros, são irrealistas e podem causar insatisfação, stress, ansiedade e depressão. Por exemplo, ” Sinto-me inferior, portanto, não devo ser tão boa como os outros” ou ” A minha casa devia estar sempre arrumada”…

A reestruturação cognitiva ensina-nos a parar, reflectir e avaliar as situações com exactidão.

Como fazer? É um processo em três passos:

  1. Identifique quais são os pensamentos automáticos que lhe provocam stress, recue no tempo para descobrir a origem desses pensamentos. Nessa análise preste atenção, aos pensamentos que contenham as palavras “ter de”, “dever”, “sempre” e “nunca”, porque muitas vezes estas palavras são as responsáveis pelos pensamentos distorcidos.
  2. Uma vez consciente dos pensamentos automáticos causadores de stress, conteste-os  e questione-os:  Este pensamento é realmente verdadeiro? Quais são as provas? Estou a exagerar ou a realçar um aspecto negativo da situação? Como sei que vai acontecer? E se acontecer? É realmente tão mau como parece? É vantajoso para mim manter esta avaliação? Há outra maneira de olhar para a situação?
  3. Identificado o pensamento automático como sendo irracional ou prejudicial, é tempo de o reestruturar, para o fazer examine o pensamento cuidadosamente e retire dele a verdade afastando as distorções.

Em seguida, recrie o pensamento de uma maneira que provoque menos stress.

Exemplos:

” Sinto-me inferior; portanto, não devo ser tão boa como os outros”

Reestruture e diga a si própria: ” Por vezes, toda a gente se sente inferior, por mais sucesso que tenha. Estou apenas a sofrer de um ataque de baixa auto-estima, como acontece de vez em quando a toda a gente”

ou:

“A minha casa devia estar sempre arrumada”

Reestruture e diga a si própria: ” Gosto de ter a casa arrumada, mas se não estiver, não tem grande importância. Há coisas piores no mundo do que uma casa desarrumada”.

Um dia feliz para si e não se esqueça que aquilo que pensa, muitas vezes, determina o seu estado emocional !

 

f039e57a5bae3fc314187801dee7c

Imagem: via

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: