Pais e filhos

Os pais têm habitualmente algumas ideias sobre o tipo de pessoa que gostariam que os seus filhos fossem. Em algumas famílias começam a tê-las ainda antes de as crianças nascerem.

Mas, habitualmente, a realidade sobrepõe-se ao sonho e poderá existir um conflito entre aquilo que esperavam e aquilo que obtiveram.

Quando fizeram todos os planos para os  filhos, queriam sobretudo  que eles fossem felizes e tivessem mais sorte do que a deles.

Não podemos, no entanto, esquecer  que os  filhos têm uma personalidade própria e  que tentarão encontrar um caminho próprio para a sua vida em função dessa personalidade, desde que lhes seja dada a  liberdade para o fazerem. Se tentarem pressionar os filhos num sentido que não seja concordante com a sua personalidade haverá lutas permanentes, discussões, portas a bater, etc. Também poderá parecer que tudo está calmo, até compreenderem que há  filhos que dizem que sim a tudo, mas fazem exactamente o oposto.

As intenções dos pais são boas, mas não há maneira de impedir que os filhos sofram ao crescer, só podem aprender a partir das suas próprias experiências. Deverão dar-lhes conselhos e todo o apoio que puderem, mas não podem tentar organizar as suas vidas à vossa maneira.

Mesmo que os seus filhos se assemelhem a si em certos aspectos de carácter, na aparência, etc., continuam a ser muito diferentes de si, noutros pontos de vista e por isso mesmo são imprevisíveis.

Ajude-os a descobrir e desenvolver todos os seus talentos e capacidades, quaisquer que estas sejam, ajude-os a desenvolver aquilo que têm de melhor em si próprios.

Reconheça o facto de que são indivíduos com uma personalidade própria, respeite-os como pessoas. Só poderá ajudá-los e apoiá-los se estiver aberto às suas necessidades e tiver vontade de as conhecer, mesmo que as suas opiniões sejam diferentes.

Um dia feliz para si!

068375ddf6b7fda51de1610f79085bfd

Imagem: Via

Maria José

Este Blog foi feito com todo o carinho para ajudá-la a pensar mais em si. Se tiver sugestões de temas ou dúvidas para serem respondidas é só enviar um email para avidaemtonssuaves@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: